Santidade desata a Visão

Frase: Intimidade gera Santidade, Santidade gera Autoridade e Autoridade gera Conquista, Conquista desata a Visão

Texto Base: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Colossenses 3:12 (RA)

Antes de falamos especificamente sobre santidade precisamos entender o que ela realmente não é.

Santidade não é a imposição de Regras. Santidade não compreende regras, regras e regras, isto é legalismo. Santidade não consiste na mudança externa, ainda que esta ocorra. A Santidade é uma ação sobrenatural cujo o agente é o Espirito Santo, que vai transformando o coração de uma pessoa a imagem Santa de Cristo.

A mudança ocorre de dentro para fora, a santidade é uma obra do Espirito Santo transformando a corrupção do homem e isto ocorre de dentro para fora.

Uma pessoa é santa não pelo que demonstra em suas atitudes e mostra no seu exterior, mas aqueles que experimentaram a ação sobre-humana do Espírito Santo no seu interior e isto é refletido em frutos e obras.

Ninguém é feito santo somente pelo externo, a lei de Moises apontava isto no superficial (não mataras), Jesus vai para mais profundo (não mate, ame!).

Se alguém é transformado no interior não se portará, comportará ou se vestirá de forma indecente, a santidade é um processo interior. Tem que mudar a vontade, livre arbítrio e mente ocorre de dentro para fora.

Há aqueles que tem obras, mas não tem transformação e não tem mudança de coração, bem como aqueles que entregaram o seu coração e não tem frutos e não tem obras, em ambos os casos não estão em processo de santificação.

Santificação é um processo que é desencadeado de um relacionamento entre nós e Deus. Isto é conhecemos o Deus verdadeiro através de Cristo, entretendo a santificação que nos leva a intensificar este relacionamento é obra do Espirito Santo.

Isto está bem descrito por Cristo no evangelho de João 16:8, “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”, o convencimento é para aqueles que creram e aceitaram a Cristo!

Ninguém se santifica para ser salvo, somente o Salvo que é salvo que se santifica!

“14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:14-16 (RA)

Santificação nos tira da ignorância!

Quando Jesus declara “Santificado seja o vosso nome” na oração do Pai Nosso implica em dizer que a santidade de Deus seja manifesta na terra através do nosso viver.

Uma característica da Santidade é a distinção, sendo assim, não somos iguais a massa que anda sem os atributos de Cristo, vivendo no pecado, demonstrando por exemplo pelas roupas que veste, mas sim mostrando a diferença que existe na vida do cristão ao mundo, uma vida santidade em que somo transformados por Cristo isto tanto no interior quanto no exterior.

E voltando ao texto inicial, encontramos as características que carregam aqueles que são chamados pelo nome de Cristo:
  •          Misericórdia
  •          Bondade
  •         Humildade
  •         Mansidão
  •          Longanimidade (paciência)

Estas características descritas no versículo são potencializadas através de uma viver santo que nos dá acesso a Deus e é mostrado aos homens. Eles vão querer saber qual é a diferença e isto é que irá gerar frutos. Logo a santidade desata a visão na vida do cristão, porque anda segundo o proposito exposto por Cristo em João 6:38 a 40

38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. 40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (RA)

Isto refletido em nossas vidas, e é impossível não gerar frutos porque a Santidade será algo exalado naturalmente não um perfume borrifado em nossos corpos, como encontramos em 2 Coríntios 2:14 e 15:

“14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 15 Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (RA)

Santidade desata a visão de Deus para sua vida!

Deus te abençoe!

Pr. Luis Santana

“Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.” 1 Timóteo 1:5 (RA)

Palavra Ministrada na Igreja Apostólica e Profética Águas em 25/08/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tornando-me um adorador

Mais que vencedor através da oração

Adoração Extravagante Segundo Darlene Zschech