Futebol e Objetivos

Eu não estou fazendo nenhum trocadilho com a frase abaixo. Não estou querendo tirar um barato com nenhum de vocês que torcem por outros times. A questão aqui não é futebol e sim um objetivo de uma pessoa.

A palavra fala em 1o. Coríntios 9:24: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis."

Hoje li um texto que tinha a seguinte frase atribuída ao Técnico de Futebol Emerson Leão: "Consolidamos a liderança, mas ainda precisamos aumentar a vantagem para o segundo colocado. Não podemos ficar completamente satisfeitos com a nossa condição na tabela. Isso geraria uma acomodação e acomodação é sempre perigosa".

Interessante alguns dos termos aqui apresentados: Consolidação, completamente satisfeitos, acomodação.

Ele tem um objetivo que é tornar o seu time o campeão, muitos dizem que ele é uma pessoa de gênio difícil, outros até falam que ele é um chato, eu, por exemplo, não tenho nenhuma opinião formada sobre ele, nem mesmo o conheço, mas aqui ficou claro para mim uma postura dele que me chamou a atenção: Objetivo, meta, inconformidade e trabalho.

Eu não sei quais são as reais motivações que ele (Leão) tem, e não cabe neste arrazoado tentar descobrir, vale mais tentar pegar como exemplo de um objetivo do que fazer isto.

Com isto gostaria de apresentar a seguinte comparação:

Objetivo

Técnico de Futebol - Ser Campeão do campeonato
Cristão - Ser Campeão dos céus


Meta

Técnico de Futebol - Ganhar o maior número possível de pontos
Cristão - Ganhar o maior número possível de vidas


Inconformidade

Técnico de Futebol - Não posso me acomodar com minha posição, pois tem gente atrás de mim e seu eu vacilar eles pegam o meu lugar na classificação
Cristão - Não posso me acomodar com minha posição de 12, não dá para ficar somente com estes que ganhei se ainda tem tantos outros peixes esperando por governo.


Trabalho

Técnico de Futebol - Treino, concentração, jogo, treino, concentração, jogo... o ciclo não pára
Cristão - Leitura da Palavra, oração, jejum, Encontro, comunhão na igreja, célula... o ciclo não pára.


Se ele está insatisfeito com sua colocação de primeiro, porque eu deveria estar acostumado com a minha posição atual?

Lembro-me da frase que é conhecida por todos: “Estamos agradecidos, mas não estamos satisfeitos” – ela ecoa sempre quando é proferida, eu fico até contente com isto, pois parece que estamos conseguindo muitas coisas, mas ela também implica em muita responsabilidade.

Se mais queremos, se muito mais desejamos, implica que teremos muito mais trabalho. Lucas 12:48 diz: "Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.", estamos pedindo mais, devemos pedir mais, mas não podemos nos acomodar.

Diz Provérbios 19:6: "Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes." O príncipe (Jesus) tem dado e acrescentado cada vez mais a nossas vidas, mas com isto não podemos simplesmente nos acomodar, e ai que esta a parte de Lucas 12:48, muito será dado muito lhe será cobrado. Se quisermos muito, receberemos muito.

Não devemos temer ao sermos cobrados pelo resultado, pois se efetivamente buscarmos pelas metas, muito iremos apresentar como resultado.

Hoje lendo Atos 7, pude perceber nos 60 versículos nos quais Estevão, se defende é acusado, condenado e morto, que ele tinha um objetivo a defesa da fé. No capítulo anterior nos versículos de 7 a 10 fala que crescia o número de discípulos, Estevão estava cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo, não podiam resistir à sabedoria (de Estevão), e ao Espírito.

Muito foi dado a Estevão, muito lhe foi cobrado, é a cobrança estava em seu coração quando ao ser apedrejado disse o que pode ser lido no versículo 60 “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”

Para mim é muito é difícil entender o que é ser cobrado com sua própria vida, e ir além como Estevão foi que ainda perdoou os que o apedrejaram. Isto sim é um caráter tratado!

“Senhor eu quero mais poder, mas fé, eu quero Senhor!” – Se esta é a oração feita, Deus me dará. No entanto será necessário estar preparado para as situações que ainda virão, por isto não é possível acomodar-se, pois serei constantemente testado e serei aprovado se estiver no Espírito Santo. Mas a aprovação pode nem sempre ser do jeito que seria normal imaginar.

O Jogo só acaba quando o juiz apita o final, e o final dos tempos esta perto. Ainda dá para marcar muitos gols, não da para parar! Devemos continuar em busca o alvo para sermos aquele que corre de tal maneira que alcança.

Deus os abençoe...

(*) Referencia Bíblica: Habacuque 1:14 a 17.
14 Por que fazes os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm quem os governe?
15 A todos levanta o inimigo com o anzol, pesca-os de arrastão e os ajunta na sua rede varredoura; por isso, ele se alegra e se regozija.
16 Por isso, oferece sacrifício à sua rede e queima incenso à sua varredoura; porque por elas enriqueceu a sua porção, e tem gordura a sua comida.
17 Acaso, continuará, por isso, esvaziando a sua rede e matando sem piedade os povos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tornando-me um adorador

Mais que vencedor através da oração

Adoração Extravagante Segundo Darlene Zschech